A mística dos números nas camisas dos clubes de futebol

O Santos Futebol Clube tinha antigamente um tal Edson de apelido Pelé que jogava muito. Aliás, muito ainda é pouco para tudo o que ele fazia. Nenhum santista consegue se esquecer daquele camisa 10.


O Botafogo Futebol e Regatas tinha um tal Mané, conhecido também como Garrincha que abusava de seus marcadores. Os laterais não viam a cor da bola. Nenhum botafoguense consegue se esquecer daquele camisa 7.


O Clube de Regatas do Flamengo tinha também no passado, um jogador de nome Artur, apelidado de Zico que era simplesmente um gênio. Sua categoria e sapiência com a bola eram impressionantes. Nenhum flamenguista consegue se esquecer daquele camisa 10.

Citei três casos clássicos do futebol brasileiro. Poderia relatar inúmeros. Mas o por que disso tudo? Não pretendo falar exclusivamente dos jogadores, pois não acompanhei de perto a carreira de nenhum deles. Quando Pelé e Garrincha jogavam eu ainda não tinha nascido e enquanto Zico desfilava pelo “Maraca’, eu fazia peripécias normais a todas as crianças. Enumerei estes três ícones do futebol brasileiro para mostrar a força que os números de suas camisas tinham no imaginários dos torcedores e que infelizmente ideais “marketeiros” estão fazendo-nos esquecer.

O que vemos hoje nos times brasileiros é uma overdose de números esdrúxulos e descabidos. Jogador com camisa número 43, 33, 27, 29 e por aí vai. Esta situação começou com os clubes europeus e foi seguida por nós. Claro, temos que seguir tudo que vem do velho continente, nem discutimos se é bom ou ruim, simplesmente seguimos.

Em competições como Copa do Mundo, Taça Libertadores, Liga dos Campeões e etc, tudo bem, pois são competições mais curtas e que os jogadores não trocam tanto de equipe. Agora trazer isso para o cotidiano dos clubes, ou seja, para ser um número fixo, aí já é demais.

Onde está atualmente aquele meia habilidoso que veste a 10? Ou o centroavante goleador camisa 9? Nem mesmo o goleiro foi poupado. Daqui a pouco o lateral-esquerdo vai jogar com a número 1 e o goleiro com a 6. Não vai demorar muito.

Esta discussão pode ser considerada tola por alguns, mas os verdadeiros amantes do futebol sabem do que falo. Não se trata de uma opinião provinciana, mas sim da manutenção de uma cultura que o próprio torcedor alimentou durante todos estes anos. Tenho certeza que muitos tem saudades do goleiro camisa 1, dos defensores utilizando a 2, 3, 4 e 6, os meio-campistas com a 5, 8 e 10 e os atacantes com 7, 9 e 11. Será que é pedir demais? Eu acho que não.

Já imaginou Pelé, Garrincha, Zico ou outros craques jogando com uma dessa? Seria bem estranho.

Comentários

  1. Oi,
    Meu marido adora o Pelé, Zico e Garrincha, ainda mais porque o Pelé jogou no Santos.
    Gostei muito do seu blog é bem diversificado, as cores não são pesadas, é muito bom!
    Fiquei muito feliz ao saber que vc gostou das postagens sobre Friends e muito obrigada pelo comentário!
    Eu também curto muito Lost e estou assistindo novamente a 2º Temporada, vou falar com meu irmão sobre do seriado Two and half Man para ele fazer uma postagem. E referente a Lost estamos querendo fazer uma semana especial no mesmo esquema de Friends.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. É, antigamente a gente sabia a posição do jogador só pelo número que ele usava.

    Além dos que você citou tem também o Maradona, Romário e Bebeto, Zidane, Ronaldo, entre outros que eternizaram seus números...

    ResponderExcluir
  3. Cara, manjo MUITO pouco de futebol (tanto que não torço pra time algum), mas até eu acho estranho ver uma camisa numero 80 em um time de 11 jogadores. Deveriam manter os numeros de 1 a 11 nem que fosse por pura tradição, até eu achava legal todos falando do "camisa dez" por exemplo, agora acharia muito bizarro ver alguém dizendo "o camisa trinta e sete"... Tem certas coisas que não deveriam mudar e essa certamente é uma delas, opinião de quem gosta muito pouco de futebol, mas admira e muito as tradições!

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse parceiro.

    Camisa é 10 é 10 porra. Parem com essa merda de numero de basquete no futebol. Dirigentes retardados ficam estragando a tradiçaõ no futebol

    ResponderExcluir
  5. Quer mudar? Comece por você!: Obrigado pela visita e depois vou conferir as notícias das séries.

    Rodrigo Araújo: Como era bom aquele tempo.

    dominiomarinho: Concordo plenamente.

    Silvio Koerich: É o famoso marketing Silvio.

    ResponderExcluir
  6. O Zico é inesquecível e com
    certeza a camisa 10 foi imortalizada por ele no Flamengo.

    ResponderExcluir
  7. Era uma época e tanto, a época dos camisas 10. MAs havia mesmo jogadores nível 10. Hoje, alguns regulares, mas nada tão exuberante em talento como os aqui citados.

    ResponderExcluir
  8. Antonoly: Com certeza.

    Bruno R.Ramos: É verdade. O mundo mudou muito e os jogadores também.

    ResponderExcluir
  9. No Milan, alguns jogadores jogam com os números do ano em que nasceram. Ronaldinho com a 80, Shevchenko com a 76...

    Não vejo nada demais.
    Já pensou no Cruyff sem a 14???

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!
    É realmente raro ver um time escalado hoje em dia com os números das camisas apenas de 1 a 11.
    Sou novo, com apenas 17 anos, mas também valorizo muito o significado de cada número dentro de um campo de futebol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. ok vamos lá ...
    antigamente um time se "vendia" por um jogador só na grande maioria, tanto que ate meados dos anos 90 comprar uma camisa de time era simples, vc ia e pegava a 10 , era a q tinha ... era a q vc queria ...era a q vc comprava. masssss graças a deus opção faz parte do atual seculo e evolução com o pensamento, pq ser limitado ? vc pode continuar saudoso com sua 10 preferida, mas eu ainda acho inteligente a exclusividade de uma 01 , 30 , 80 q seja e por ai vai, e normalmente no caso dos craques tem sempre uma historia relacionada ao número, naum eh mera convenção.
    mas isso eh soh minha humilde opinião...
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas