Respondendo ao censo


Isso já faz um tempo, mas não sai da minha memória. Lembro-me de chegar em casa e encontrar a moça do censo sentada na sala fazendo perguntas para a minha mãe:

- Quantos moradores existem na casa?
- 7.
- Quantas do sexo feminino?
- 6.
- E masculino (a resposta era óbvia)?
- 1.
- Qual é a raça (cor) da senhora?
- Parda.
- Das filhas?
- Parda, parda, parda...
- Do filho da senhora?
- Pardo.
- Pera aí mãe. O que é este tal de pardo?
- Se diz isso quando a pessoa é moreninha.
- Mas eu não sou moreninho mãe, eu sou preto.
- Meu filho depois a gente c...
- Mas mãe...

Tudo isso aconteceu há algum tempo na minha casa e suscitou uma curiosidade: será que é tão difícil falar que é preto ou negro. Parecem palavras fortes e soam quase como palavrões. Minha mãe não respondeu daquela forma por mal, ela só seguiu a maré, todo mundo fala assim, ela só acompanhou a maioria.

Até hoje não sei o que é pardo. Acho que nunca vou saber. Sei que sou preto, ou negro para quem preferir.

Comentários

  1. Achei muito interesante teu blog,mas gostaria de dizer,que pardo existe,são pessoas "amorenadas",não chegam a ser brancas(caucasianas) nem negras(afro-descendentes).BJUS
    http://socomigomesmo1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. preto parto
    azul laranja
    somos todos iguais ;D
    senso de merda
    hehe

    parabéns pelo blog
    abraçosss

    vo seguir aqui segue o meu tb
    http://futebobeiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O censo sempre fez uma confusão com essa questão racial, até que passou a adotar o critério que a cor que a pessoa se denomina será considerada.

    E essa questão é realmente tão confusa, e as vezes sempre vêem como uma questão racista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. tb odeio o racismo,bom post!
    http://nikomoska.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. HUAHASUHSA, somos todos iguais, nao deveria esse negocio de raça. Raça brasileira..

    Ah, tem selinho no meu blog pra vc novamente.. auhaus'

    ResponderExcluir
  6. Preto eh cor ... na verdade, preto eh a ausencia de cor/luz.
    Negro pra mim sao pessoas de pele extremamente escura, como africanos.
    Por isso existem os pardos, caucasianos, mamelucos, branco, amarelo, vermelho, etc.
    Mas acho q isso esta na cabeca das pessoas, muita gente eh quase branca ou um pouco morena e se diz negro, porque se identifica com a cultura, ou gosta da cor, etc.
    O q nao pode existir eh o preconceito ... e nem a generalizacao.

    Dah uma passada no meu blog!
    http://artculando.wordpress.com
    =)

    ResponderExcluir
  7. Fala JP beleza parabéns pelo blog.
    Bom eu já passei muito por isso também sou negro e na minha certidão consta Cutis parda.
    Na verdade isso não passa de detalhes técnicos.
    indenpendente da tonalidade da pele
    negro é negro.
    Inté !!!
    A o endereço do meu blog é :
    http:\\sub-urban13.blogspot.com
    Pra quem curte O melhor do Rap Rock e Reggae
    Valew um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ae irmão de cor....estou meio atrasado, mas é que conheci seu blog hoje. Essa sua observação é interessante, pois retrata o quão desunido somos com relação ao pertencimento étnico-racial e o quanto ainda temos de lutar contra isso. Sua mãe não falou por mal, mas é que já está naturalizada na mente dela (assim como muitas vezes na nossa) através do racismo que o preto, negro é ruim....e se é ruim, quem quer ser ? A questão é entendermos que ruim é o RACISMO....abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas