O mundo de JPFOX. Tecnologia do Blogger.

sábado, 10 de abril de 2010

A chuva, as mortes e o futebol na hora errada

Moro em Minas Gerais, mas precisamente na região metropolitana de Belo Horizonte... tá bom, vou logo falar, minha cidade se chamada Raposos. Não mais do que 15 mil habitantes moram aqui e dependemos muito de nossas vizinhas Nova Lima e Belo Horizonte.

Nestes dias fomos apresentados a um velho amigo: o frio. Isso mesmo. O outono ainda nem começou direito e já estamos tirando os agasalhos do armário, nos protegendo do jeito que dá. Até uma gripe já me pegou. Atchim!!! Desculpe-me.

Enquanto isso ligo a TV e vejo a destruição que outra intempérie fez com nosso co-irmão Rio de Janeiro. Dizem que desde a década de 60 não chovia tanto em terras fluminense. Pessoas não conseguiram ir onde gostariam e outras não conseguiram retornar de onde estavam. Especialistas disseram que o montante de água seria capaz de encher 300 mil piscinas olímpicas. Algo impensável.

Como 99% das cidades do país, o Rio não foi planejado para isso. Cresceu muito com a chegada da República e este crescimento se deu nos morros criando assim favelas e aglomerados. Não deu outra. O povo destas localidades foi o que mais sofreu. Vidas foram perdidas e lágrimas foram derramadas aos montes. Uma tragédia.

Enquanto a população contava os mortos e procurava por desaparecidos, em um imundo e barrento Maracanã, Flamengo e Universidad do Chile jogavam pela Copa Libertadores. Apenas 15 mil corajosos compareceram ao jogo. O clima não era favorável. Quando falo clima, não falo do tempo, mas sim do psicológico. Uma cidade que em dois ou três dias perde quase três centenas de habitantes não pode festejar nada. O futebol é festa e não havia nada para comemorar. Uma insensibilidade.

Enquanto passamos frio nas Minas, o Rio fica debaixo d'água. E olha que são estados vizinhos. Um país continental e tão diferente pode nos proporcionar situações inusitadas como essa. Pena que muitas dessas situações não são nada agradáveis. Infelizmente!

12 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO