O orkut pode deixar alguém burro?

“Humm... num xei”
“Concerteza”
“Axu q sim”
“Aff...”
“\o/”


Se você é ou foi usuário de orkut já deve ter esbarrado em expressões como estas. Se nunca teve orkut ou pegou um ódio mortal por ele, não o culpo, o orkut está longe de seu uma unanimidade na grande rede. O que deve ser avaliado é o uso que fazemos desta rede social.

Nos primórdios da internet (falo já do momento em que maior parte da população teve acesso à rede), algumas palavras eram substituídas por abreviações, coisas bem simples tais como: não (n), hoje (hj), teclar (tc) e por aí vai. Era uma situação tão corriqueira e inocente que nem dávamos conta que um monstro terrível estava sendo criado.

Com uma maior propagação da grande rede e a chegada em seguida das redes sociais, o problema ficou sem controle. O orkut revolucionou a internet, pois abriu espaço para que todos pudessem encontrar as pessoas pelas quais tem afinidade, reencontrar parentes longínquos, participar de comunidades relacionadas a assuntos de seu interesse e etc. O máximo! Mas o que veio acompanhando tudo isso foi um quase que completo desrespeito ou desconhecimento da Língua Portuguesa. O que antes eram apenas abreviações viraram palavras e/ou expressões diferentes. E o pior. Vez ou outra não se sabe que a pessoa apenas errou, abreviou ou pensa que a palavra se escreve daquele jeito. Se levarmos em consideração que grande parte dos usuários de orkut ainda está em fase escolar, a tragédia pode ser bem maior, pois podem aprender errado e ainda permanecer no erro.

A popularização da internet e consequentemente das redes sociais, tais como orkut, myspace, MSN, ICQ e outros foi um marco extraordinário da contemporaneidade digital, mas as marcas que os mesmos podem deixar ainda vamos descobrir se serão benignas ou malignas.

Então permanece a pergunta: o orkut pode deixar alguém burro? Não sei ou “num xei”. O que você acha (ou axa)?

Comentários

  1. O pior é que se tornou uma coisa tão cotidiana ler coisas do tipo que volta e meia quem escreve sempre certo fica se perguntando se está errado... o que me deixa mais abismada é quem tenta escrever certo e solta um "voÇê conheÇe..." o bom é que popularizou o Ç
    kkkkkkkkkkkkk
    pior q esses novos dialetos viciam... tiop amigz atorei o post (;

    ResponderExcluir
  2. O "Ç" é o novo astro da Língua Portuguesa. Antes era o trema, mas ele praticamente acabou, já foi a vírgula e agora é o "ç".
    Um abraço...
    Valeu pelo post.

    ResponderExcluir
  3. É algo que sempre questiono.
    &
    Só para não passar em branco:

    "Axei o post exelente"

    ResponderExcluir
  4. pá dizê a verdadi eu num axu qui u orkuti deicha agenti buro naum. nóis fala eradu puske nóis qér pusqe istudadu nóis já eh.


    Hehehehe... desculpa eu não resisti.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas