A derrota sempre ensina

Tá certo. Perder nunca é bom. Ninguém em sã consciência gosta de perder. Mas o que fica de uma derrota são ensinamentos que mais na frente serão muito importantes para o crescimento.

Diante da derrota notamos que não estamos acima do bem e do mal. Que existem e sempre vão existir oponentes tão ou mais qualificados que você. Perder mostra que "canja e caldo de galinha" nunca é demais. Que respeito e determinação sempre vão ser necessários para triunfar. Se por acaso for notadamente superior ao outro, isso deve ser demonstrado desde começo, sem dó nem piedade.

A vida é cercada por derrotas e vitórias. Ganhar claro é objetivo de todos, mas se ocasionalmente ocorrer a derrota, essa deve ser tratada não como o fim, e sim como o ponto de partida para mais e mais sucessos.

Não há sentimento mais nobre do que saber perder. Respeitar as virtudes do vencedor e reconhecer os próprios erros. Seguindo esta cartilha sempre haverá uma luz no fim do túnel, sempre haverá uma saída, sempre haverá o dia de amanhã, pois amanhã a batalha recomeça e o guerreiro está cedento por vitórias.

Comentários

Postagens mais visitadas