Os males da modernização do futebol

Quando criança o que mais me fascinava em um jogo de futebol era ver a torcida lotando o Mineirão com mais de 100 MIL PESSOAS e apoiando o time com todo afinco e emoção. Todos se ajeitavam em seu lugarzinho e nada de mais grave acontecia. O estádio chegava literalmente a tremer, coisa assustadora para um medroso menino como eu que via toda aquela multidão com grande enstusiasmo. Os jogadores soavam em campo e a torcida idem. Era um sentimento impressionante.

Naquele tempo quase todos os torcedores traziam consigo um radinho de pilha, indispensável para acompanhar o jogo com mais riqueza de detalhes. Era raro assistir um jogo em casa pela TV. Somente eram transmitidos as finais e/ou jogos mais decisivos, PPV era coisa impensável naquela época. Alberto Rodrigues e Willy Gonser da Rádio Itatiaia de Minas Gerais eram ídolos de cruzeirenses e atleticanos, mais até do que muitos jogadores. O rádio trazia o torcedor para o campo de jogo, mesmo que este estivesse a km e km de distância.

Hoje os estádios encolheram. Onde já presenciei 132 mil pessoas há um amontoado de concreto que dizem caberá na Copa do Mundo somente 70 mil pessoas acomodamente sentadas e com lugares numerados, como se robôs fossem. Levantar não, pular nem pensar, sentar no lugar do outro NECA! O futebol de hoje é muito CERTINHO, muito (DES) ORGANIZADO. A emoção das torcidas morre a cada dia. Além dos altos preços de ingressos, os horários e a comodidade de assistir em casa esvazia dia-a-dia os campos.

Ir ao estádio hoje já não é mais necessário. Ter um radinho a mão para acompanhar as partidas tampouco. Com o PPV da TV paga você pode acompanhar todas as partidas no conforto da sua casa, com a cervejinha gelada e o tira-gosto a mão. E a emoção onde fica? E o seu grito de apoio ao seu time? Tudo isso ficou no passado. A modernização dos estádios e a tecnologia da informação mataram a emoção verdadeira e espontânea. 

Atualmente ser torcedor é ter TV de plasma para assistir o futebol e um sofá bem confortável para "vibrar" pelo seu time. Lamentável, mas é o presente que o mundo moderno reservou ao arcaico e emocionante jogo de futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas