O efeito TROPA

Este não é um post com críticas, opiniões e/ou argumentos para que você assista ou não ao filme. Se era seu intuito encontrar isso aqui pode parar de ler. Na verdade ainda não assisti ao segundo filme da saga de Capitão Nascimento e companhia. Oportunidade não vai me faltar. Falam por aí que é muito bom e alguns o apontam como melhor que o primeiro.

O porque do título do post é explicado quando assistia ao programa "Estúdio I" da Globo News. Lá um dos atores do filme (Sandro Dias - chefe da milícia), falava do impacto que o filme dá nas pessoas quando das cenas mais fortes. Dizia ele: "as pessoas sabem que acontece tudo isso, que o mundo é desse jeito e mesmo assim se surpreendem". Aí chegou no ponto que queria tocar. Por que nós assustamos quando vemos coisas que estamos cansados de saber que é verdade? Será por que fingimos estar fora deste contexto? Será a certeza de que coisas assim só acontecem com os outros e não conosco?

Policiais corruptos, milícias controlando as comunidades e cobrando por isso, políticos desonestos, assassinos frios à solta, traficantes mandando mais que o Estado, crianças pedindo esmola no sinal, sequestradores seguindo nossos passos, estupradores à espreita, ladrões pulando os muros, etc. Tudo isso já existe há muito tempo e nós sabemos bem que é verdade. É preciso vir um filme para abrir nossos olhos? O novo cinema brasileiro ganha cada vez mais espaço, pois está sendo um canal de suma importância para a abertura dos olhos brasileiros frente à sua realidade. Olhos estes que andam vendados e que veem somente o que querem. Que fogem quando o perigo se aproxima, mas não movem uma palha para mudar nada.

Sinceramente estou louco para ver Tropa de Elite 2, mas vou procurar já ir munido de sangue frio e olhar crítico de que tudo que vou ver é a mais pura verdade e não ficar fazendo cara de espantado e pensando que moro na Dinamarca ou Noruega e nunca vou ser atingido pela "bala" da sociedade atual. Uma "bala" que além de ferir, nos faz abrir os olhos para a vida que vivemos. Uma "bala" que não precisa de arma. Atualmente esta "bala" é encontrada no cinema mais próximo da sua casa.


Comentários

  1. Realmente, acontece tudo isso, mas eh maquiado pela midia, e somente nos cinemas que mostra-se parcialmente a realidade meramente distorcida...

    seguindo o blog


    siga-me tambem


    http://carrapatopreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu ponto de vista, infelizmente o que acontece chega a nós de uma forma incompleta e distorcida, e não é tratado como deveria. Mas alguns de nós contribui efetivamente para esta situação não se reverter.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. anderson sistemas e araújo: nós assustamos e achamos engraçado assuntos que nos rodeiam e que fazem parte de nosso cotidiano.

    Seguindo também.

    ResponderExcluir
  4. O Tropa de Elite pode ter lá seus defeitos de retratar algumas coisas de forma destorcida, mas temos que lembrar que até então recentemente no cinema nacional tivemos Carandiru e Cidade de Deus para retratar essa realidade da violência. Tem muita porcaria como Mulher Invisivel, Se eu fosse você e por ai vai essas porcarias. Temos que tirar o chapéu para cineastas que pelo menos tem a iniciativa de tentar mostrar a vioLência e a corrupção.

    ResponderExcluir
  5. pra mim, o tropa 2 chega de uma forma mto mais inteligente, que aborda assuntos mto mais sérios e vai além da pancadaria, eu achei um filme de carater muito bom

    ResponderExcluir
  6. não assisti ainda...o filme mas pelo que ouço falar e bom...e trata um pouco o que acontece entre as policias...

    ResponderExcluir
  7. A arte nesse filme retrata a vida.

    A "munição" nesse post acertou
    o "Calcanhar" do amigo aqui.

    ResponderExcluir
  8. isso tudo é culpa da midia que esconde os fatos.

    só mostra o que lhe agrada.



    que o senhor te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas