O mundo de JPFOX. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O efeito TROPA

Este não é um post com críticas, opiniões e/ou argumentos para que você assista ou não ao filme. Se era seu intuito encontrar isso aqui pode parar de ler. Na verdade ainda não assisti ao segundo filme da saga de Capitão Nascimento e companhia. Oportunidade não vai me faltar. Falam por aí que é muito bom e alguns o apontam como melhor que o primeiro.

O porque do título do post é explicado quando assistia ao programa "Estúdio I" da Globo News. Lá um dos atores do filme (Sandro Dias - chefe da milícia), falava do impacto que o filme dá nas pessoas quando das cenas mais fortes. Dizia ele: "as pessoas sabem que acontece tudo isso, que o mundo é desse jeito e mesmo assim se surpreendem". Aí chegou no ponto que queria tocar. Por que nós assustamos quando vemos coisas que estamos cansados de saber que é verdade? Será por que fingimos estar fora deste contexto? Será a certeza de que coisas assim só acontecem com os outros e não conosco?

Policiais corruptos, milícias controlando as comunidades e cobrando por isso, políticos desonestos, assassinos frios à solta, traficantes mandando mais que o Estado, crianças pedindo esmola no sinal, sequestradores seguindo nossos passos, estupradores à espreita, ladrões pulando os muros, etc. Tudo isso já existe há muito tempo e nós sabemos bem que é verdade. É preciso vir um filme para abrir nossos olhos? O novo cinema brasileiro ganha cada vez mais espaço, pois está sendo um canal de suma importância para a abertura dos olhos brasileiros frente à sua realidade. Olhos estes que andam vendados e que veem somente o que querem. Que fogem quando o perigo se aproxima, mas não movem uma palha para mudar nada.

Sinceramente estou louco para ver Tropa de Elite 2, mas vou procurar já ir munido de sangue frio e olhar crítico de que tudo que vou ver é a mais pura verdade e não ficar fazendo cara de espantado e pensando que moro na Dinamarca ou Noruega e nunca vou ser atingido pela "bala" da sociedade atual. Uma "bala" que além de ferir, nos faz abrir os olhos para a vida que vivemos. Uma "bala" que não precisa de arma. Atualmente esta "bala" é encontrada no cinema mais próximo da sua casa.


8 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO