O jeito mineiro de ser...

Certo dia em uma conversa com uma professora de Português lá da escola, notei que apesar de ser letrada e grande conhecedora da norma culta, a mesma "derrapava" em alguns termos sem se dar conta que falava errado. No momento tomei um certo susto, mas não a indaguei. Depois pensando mais sobre o assunto e notando todos a minha volta, percebi que seja qual for o grau de estudo ou classe social de nós mineiros, grande parte se expressa quase que da mesma forma. Parece ser algo mais forte. Parece não. Me atrevo a dizer e ser achincalhado por muitos que isso é a mais pura verdade.

Tal coisa acontece até mesmo com os mineiros que se afastam do estado por algum tempo. O sotaque prevalece. Gaúchos, nordestinos e outros também tem esta peculiaridade, mas como o mineiro acho não haver igual, pois nós não criamos outros termos e palavras, nem tomamos emprestado de outras línguas, mas sim tentamos falar o nosso português só que de outra forma: cortando as palavras, juntando duas ou três e assim por diante.

No vídeo abaixo você confere alguns destes casos e de quebra vê uma mineirinha muito gata (você vai saber qual quando a ver).

Inté!!!!!!!!!!


Comentários

  1. Ah, não gosto desse jeito feio de falar.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de sotaques, são todos massas, na minha opinião!

    ResponderExcluir
  3. nao tem jeito melhor que o mineiro uai... esse jeitinho de falar e expressar é muito bom... nao mudo meu jeito por nada...

    ResponderExcluir
  4. hahahahahaaha
    Sou carioca fluminense, de ascendência mineira, no sotaque e na cultura culinária ainda sou minerim, apesar de morar em Curitiba há quase 15 anos...
    oncotô... proncovô???
    Sucesso, belo blog!!!

    Altamente Perecível

    ResponderExcluir
  5. é costume, não tem jeito ^^


    http://depoisquando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. UAI,,,,SÓ....RSRSRS....

    nosso pais e unico que cada parte tem um sotaque...diferente...acho isso muito legal...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Rogério, é uma diversidade bem legal! Eu gosto dos sulistas haha :P

    []'s

    ResponderExcluir
  8. o brasil é enorme, n conseguiria todos falarmos sem ter esse modo particular de cada região, é como se fosse um dialeto regional, cada um tem o seu e quem vem de fora fica perdido, parece outra lingua rarara

    ResponderExcluir
  9. Adoro palavras como trem, trem é trem uai...
    Tudo é trem, menos o próprio trem...

    ResponderExcluir
  10. Eu sou mineira mas como nunca morei em Minas não tenho o sotaque.. rs mas acho tão bonitinho o jeitinho mineiro de falar..



    P.s: Seu blog está legal.. mas está mt pesado..

    ResponderExcluir
  11. Acredito que seja esse "jeito" de falar de cada lugar do país que torna nosso idioma ainda mais belo. Converso com alguns mineiros por conta do trabalho e noto perfeitamente esse jeito diferente. Sou de São Paulo e percebo as mudanças de jeitos e "derrapagens" de uma cidade para outra, isso porque apenas alguns kms a separam.

    Abraços
    http://ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O jeitinho mineiro é fabuloso mesmo! Adorei o post e o blog
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Rapaz é cada região com a sua perticularidade, como sou de recife tenho muito o costume de falar viss, tendesse, oxi..puxar o "s" e por aí vai...

    Grande Abraço. Muito bom o blog.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!!

    ps: não postei ontem devido a um problema na internet.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas