A falta de educação deve ser resolvida com bastante educação

Foto: Guerrinha

Está cada vez mais difícil ser educado. Por mais que você queira ser polido e gentil, alguns mal educados sempre estarão à espreita. Seja em seu ambiente de trabalho, na balada, no barzinho, na internet, na sua casa, onde quer que você esteja, sempre estará alguém a desafiar sua racionalidade e instigá-lo a descer o nível junto com ele.

Na escola, onde se espera que seja o berço da boa educação, a situação não é diferente, em muitos casos é até pior. Antigamente os professores utilizavam uma pedagogia dura e rígida. Alunos tomavam "pescoções" e tapas, muita das vezes com o consentimento de seus entes. Esta fase já passou. Hoje em dia, um professor que se "aventurar" a encostar a mão em um aluno, terá bastante dor de cabeça. Pode ter certeza disso. A educação antes ancorada na rigidez, hoje, enfrenta bastante percalços para se reerguer.

Mas então qual é a solução para tudo isso? Como rebater uma falta de educação, sem usar da violência, se rebaixando e o mais importante, com bastante educação? Acompanhe a história abaixo:

Este caso aconteceu na PUC-RS

Uma professora universitária estava acabando de dar as últimas orientações para os alunos acerca da prova final que ocorreria no dia seguinte. Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com exceção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que sentava no fundo da classe, perguntou com aquele velho ar de cinismo:
- Dentre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por atividade sexual???
A classe explodiu em gargalhadas, com a professora aguardando pacientemente que o silêncio fosse restabelecido. Tão logo isso ocorreu, ela olhou para o aluno e respondeu:
- Isto não é um motivo justificado. Como a prova será em forma de múltipla escolha, é apenas assinalar um X, você pode vir para a classe e escrever com a outra mão... Ou, se não puder sentar-se, poderá respondê-la em pé.

Parabéns a esta professora. Simples, educada e direto ao ponto, se é que vocês me entendem.

Comentários

  1. Chorei de rir com essa professora.
    Guria inteligente e rápida. \o/

    ResponderExcluir
  2. e educação passa a ser, cada vez mais,uma "característica" (se é que podemos chamar assim, já que é um processo aprendido oO) rara de ser encontrada nas pessoas.

    Gostei do blog, vou seguir!
    Se quiser dá uma passadinha no meu planeta...
    http://planetabandonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que professora mais educada, gostei da sutileza.
    Eu no lugar desse aluno, ficaria calado na aula dessa professora pelo resto do sementre. hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Gentilmente ela mandou o aluno tomar...
    http://alexandreluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu vim para agradecer sua visita super agradável e.... morri de rir com a sagaz resposta desta professora... "pode fazer de pé" kkkkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas