O mundo de JPFOX. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A falta de educação deve ser resolvida com bastante educação

Foto: Guerrinha

Está cada vez mais difícil ser educado. Por mais que você queira ser polido e gentil, alguns mal educados sempre estarão à espreita. Seja em seu ambiente de trabalho, na balada, no barzinho, na internet, na sua casa, onde quer que você esteja, sempre estará alguém a desafiar sua racionalidade e instigá-lo a descer o nível junto com ele.

Na escola, onde se espera que seja o berço da boa educação, a situação não é diferente, em muitos casos é até pior. Antigamente os professores utilizavam uma pedagogia dura e rígida. Alunos tomavam "pescoções" e tapas, muita das vezes com o consentimento de seus entes. Esta fase já passou. Hoje em dia, um professor que se "aventurar" a encostar a mão em um aluno, terá bastante dor de cabeça. Pode ter certeza disso. A educação antes ancorada na rigidez, hoje, enfrenta bastante percalços para se reerguer.

Mas então qual é a solução para tudo isso? Como rebater uma falta de educação, sem usar da violência, se rebaixando e o mais importante, com bastante educação? Acompanhe a história abaixo:

Este caso aconteceu na PUC-RS

Uma professora universitária estava acabando de dar as últimas orientações para os alunos acerca da prova final que ocorreria no dia seguinte. Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com exceção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que sentava no fundo da classe, perguntou com aquele velho ar de cinismo:
- Dentre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por atividade sexual???
A classe explodiu em gargalhadas, com a professora aguardando pacientemente que o silêncio fosse restabelecido. Tão logo isso ocorreu, ela olhou para o aluno e respondeu:
- Isto não é um motivo justificado. Como a prova será em forma de múltipla escolha, é apenas assinalar um X, você pode vir para a classe e escrever com a outra mão... Ou, se não puder sentar-se, poderá respondê-la em pé.

Parabéns a esta professora. Simples, educada e direto ao ponto, se é que vocês me entendem.

6 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO