Agora eu sei. Infelizmente o mundo está acabando...


Não se assustem. Não sou daqueles que ficam pregando o fim dos tempos. Falando em desgraças naturais, asteróides, calendário maia, Nostradamus e o "diabo a quatro". Longe disso. Não acredito em quase nada que falam. Esta descoberta que fiz foi feita em um lugar bem peculiar, que acredito ter sido frequentado por todos pelos menos por uns tempos. Tal lugar é a escola.

Finalmente voltei a trabalhar na minha área, a educação. Estou trabalhando em uma escola perto da minha casa, que por coincidência me acolheu como estudante do 1º ano do Ensino Médio no longínquo ano de 1996. Lá conheço quase todos os profissionais e boa parte dos alunos, pois moram nas cercanias da minha casa.

O fato que me causou pavor foi o comportamento dos alunos hoje em dia. Não respeitam nada nem ninguém. O professor para eles é como se fosse uma mera estátua na frente da sala. Nem sequer abrem o caderno e quando abrem não copiam e usam a folha como instrumento de arremessos. Deprimente! Quando são indagados sobre seu comportamento, no mesmo momento vem um palavrão à tona e uma situação de enfrentamento que mais parece uma guerra.

No recreio a coisa fica pior. Brigas, desrespeito às regras de boa convivência, palavrões aos montes e tudo que existe de pior. Antigamente as meninas eram a salvação da lavoura, hoje não podemos mais dizer isso. Brigam e xingam como os homens e pior, se insinuam para os meninos sem nenhum pudor ou vergonha. Muito triste!

Para toda regra há exceção. Existem muitos bons alunos em todas as escolas, mas estes tomates podres podem estragar toda a colheita. Enquanto não deixarmos de tratar os jovens como coitadinhos, isso não vai mudar.

Pode estar soando à choradeira de educador, mas não é esse o pensamento. Um professor amigo meu disse-me que tenho de parar de pensar como salvador do mundo. Não tenho essa pretensão, mas desde pequeno ouço os mais velhos falarem que a salvação do Brasil e do mundo está nas crianças, se isso realmente for verdade, com o perdão da palavra estamos fud...

Vamos reagir!!!
A educação ainda é o caminho!!!!
Eu espero...

Comentários

  1. Minha esposa é professora e como bem disseste os valores estão ficando para traz,inclusive o principal percalço á a falta de incentivo por parte do governo,principalmente aqui no meu estado RS.Abrç!

    ResponderExcluir
  2. Só a educação será capaz de mudar nossa sociedade.
    http://arthurmelo92.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. esse já é o segundo texto da história .
    http://arthurmelo92.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sou professora, mas também trabalho com educação,então, concordo plenamente com o que você postou.
    Atualmente o professor é um mero serviçal na visão dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. A falta de respeito é cada vez maior...

    Acho que o professor tem que se esforçar bastante pra ser daquele "estilo cativante" e conquistar a confiança e respeito dos alunos, senão tá ferrado, só o cargo não é mais suficiente...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente as pessoas não serespeitam mais
    Lamentável

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com o que você disse, mas o que me parece pelo blog, você fala apenas da falta de educação do jovem (claro, você é um educador rs) e não acho que seja apenas isso, eu acho que grande parte dessa falta de respeito vem dos adultos irresponsáveis, como vi em outro post seu, não acho que a solução seja bater ou criar o filho com uma disciplina rígida, pois os que foram criados com tal disciplina é que são os tais políticos corruptos e ladrões que todos tanto reclamam, acho apenas que os adultos e principalmente pais devem dar maior informações aos seus filhos, e não fechar a cabeça deles num mundo em que não se pode fazer NADA, como era feito antigamente.
    Gostei do blog mas não concordo com algumas afirmações.
    Gabriel Mont'Serrat, estudante, 12 anos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas