A difícil e encantável arte de querer ficar só

Tinha quase quatro anos de idade quando ela chegou. Era tudo novidade pra mim. Ganhar uma irmãzinha, perder o posto de número 1 da mamãe e do papai, ver todos paparicarem somente ela me sobrando tão pouco. Com o tempo fui me acostumando com a situação e vendo que aquele pequeno bebê não era uma rival e sim uma aliada, uma amável e querida aliada.

Por volta dos três anos de idade aquela pequena criança foi mudando pouco a pouco. A fala que antes se desenvolvia foi travando e as relações interpessoais foram diminuindo. A melhor companhia para ela começava a se tornar ela mesma.

Com os anos a situação foi se agravando ao ponto de certa vez ela ficar aproximadamente 2 anos sem falar uma palavra sequer. Se retraindo cada vez mais. Na escola não queria mais ir, Chaves e Chapolin na tv era o que importava para ela.

Os anos se passaram e esta fase ia e voltava. Uma hora estava alegre e falante, outra retraída e calada. De mal com o mundo e com todos a sua volta.

Hoje, quase 27 anos se passaram e aquela pequena criança ainda continua criança. Ela é a nossa menina e sempre será. Pode estar calada, no cantinho, não gostar do aconchego familiar, mas o coração dela está conosco e aposto que o nosso está com ela.

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Tenho uma irmã autista e gostaria que todas as esferas do Governo olhassem com mais carinho para esta causa. O diagnóstico aqui no Brasil é difícil e o tratamento nem se fala. Fica o recado para a presidenta, senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores e sociedade em geral.

Comentários

  1. Pensei em te sacanear, por causa do seu comentário no meu blog...

    Mas quando cheguei aqui e li seu post, me emocionei com a sua história. Toda história deve ser respeitada...

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim, o governo nunca se preocupa com o que realmente é importante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas