A batalha diária entre: Educação x Mundo

Começando assim já dá pra assustar qualquer um, pois batalha nos remete a guerra e nenhuma frase que tenha "guerra" presente representa boa coisa. Mesmo assim a colocação de "batalha" no título não deixa de carregar um fundo de verdade. Todos os dias educadores de todo país travam uma disputa entre o que o "mundo" apresenta à criança e/ou adolescente e o que escola acredita ser a base de formação de um cidadão consciente e sabedor de suas responsabilidades.


Antigamente, o aluno chegava à escola na maioria das vezes como um "bicho do mato", uma criança ingênua, muitas vezes tímida e que tinha na figura da família seu alicerce e segurança. A escola era um lugar desconhecido e só com o tempo o (a) mesmo (a) se soltava e começava a se entrosar com colegas e funcionários. Tal aluno não recebia tanta interferência da sociedade, pois a mesma via na educação a salvação de seus filhos e por isso mesmo o respeito era maior. A família auxiliava a escola e em especial o professor e certas vezes apoiava situações e atos que nem condizem mais com o bom andamento pedagógico em sala de aula. Para bom entendedor "um pingo é letra"... Muitos lendo isso podem pensar que o objetivo da escola assim era o de moldar um aluno a sua vontade. Não vejo por esse lado. Entendo que por mais "cru" que o aluno fosse o mesmo saía do ambiente escolar com um senso crítico e a partir deste momento sabedor do caminho a tomar.


Hoje o aluno que chega para a escola é outro. Um aluno quase pronto. Pronto digo para o mundo. Que muita das vezes já tem enraizado um "pré-conceito" em relação aos preceitos educacionais. Com tão poucos anos de vida, mas com a experiência de quem sabe que a escola na visão dele só está presente para reprimir o que é bom e libertador e que prega o que o transformará em um bonzinho perdedor num futuro próximo. O que é prazeroso e rentável à sua vida está na rua e não nos cadernos. O que ele vê na televisão, escuta nas músicas e acessa na internet só o leva a esse pensamento. A escola é somente um lugar para perdedores de tempo e que inevitavelmente ao sair dali acharão um emprego em tempo integral para um ganho no fim do mês de apenas um salário mínimo.
 

As crianças e jovens de hoje já sabem gírias das mais diversas, conhecem conceitos que nós só aprenderíamos na vida adulta. Tem a disposição tudo o que desejarem a distância de um clique e muita das vezes sem a supervisão de um adulto. O lado musical é outro lástima para uma boa educação. As letras e ritmos de hoje não ajudam em nada o aprendizado do aluno. Pregam em sua maioria a precoce sexualidade ou uma vida "loka" que aparenta ser a mais adequada para o cidadão contemporâneo.
 

Onde está a educação diante disso tudo? Posso responder de camarote que ainda está na labuta, na luta, na batalha, na guerra, na busca da virada deste jogo. Às vezes acho que estamos jogando errado, ou a estratégia a ser usada não é a apropriada, mas só o tempo dirá. Perdendo também se aprende. O certo é que como sempre fez, a educação não irá se render. Quando chamada a responsabilidade nunca irá se curvar a nada nem ninguém. Quem sabe um dia o mundo descubra que pegou a estrada errada e ainda dê tempo de retomar o tempo perdido... quem sabe um dia?

Comentários

Postagens mais visitadas