4:20

 
Desenho feito por um aluno, onde segundo ele retrata um caminhão carregando uma moto. Detalhe para o 4:20 na parte inferior do veículo.  

Num mundo cada vez mais visual do que verbal, certos símbolos, siglas e abreviações chamam a atenção de todos. Muito difundido nos últimos anos e já presente em muros, tatuagens e figurinha carimbada em carteiras e banheiros de escolas está o 4:20. Mas afinal, o que significa o 4:20? 

420, 4:20 ou 4/20 refere-se ao consumo de maconha e, por extensão, uma forma de identificar-se com a subcultura canábica. A data 20 de abril é às vezes citada como "Weed Day" or "Pot Day" (Dia da Erva, Dia da Maconha). A crença mais popular no momento é que o termo teria sido inventado por um grupo de adolescentes da San Rafael High School em San Rafael, California, Estados Unidos em 1971.[Os adolescentes iriam encontrar às 4:20pm para fumar maconha fora da escola.
Fonte: Wikipedia

Até aí nenhuma novidade, pois os apreciadores da erva não escondem o símbolo de nínguem e lutam ferozmente pela sua liberação. O que chamou minha atenção é que mais e mais crianças são conhecedoras do 4:20 e de diversos outros símbolos e/ou gírias muitas vezes sem nem saber o que significa. Tais coisas escondem mensagens, códigos, avisos e recados que a mente de um pequenino não pode decodificar.

Como educador presencio nas escolas uma familiaridade muito grande de alguns alunos com isso. Pode ser convívio em casa, amigos, mídia e etc, mas a preocupação é grande, pois a propaganda ao redor disso é muito grande e os perigos são eminentes. Não quero com este post fazer juízo de valor se é legal ou não tudo isso. Só deixo aqui o tema aberto à discussão. Pode uma simbologia moldar o comportamento de uma pessoa? Fica aí a pergunta...

Comentários

Postagens mais visitadas