Quero ser juiz de futebol

Aposto que você nunca ouviu isso na vida. E também não foi eu quem disse, só utilizei esta frase no título, pois são raras as oportunidades que nos deparamos com esta situação.

Mas por que falar assim? Parece que quem diz isso está comentendo algum crime ou coisa parecida. A verdade é que no país do futebol, a profissão de árbitro (não se diz "juiz" e sim "árbitro"), ainda é muito pouco valorizada. A maioria dos árbitros tem um emprego formal e tratam a arbitragem como um bico, uma forma de completar o orçamento.

No início de carreira o árbitro apita em campos de várzea, em comunidades violentas, correndo assim risco de ser facilmente agredido pelos mais exaltados. Com o decorrer da carreira vai galgando degrau por degrau: árbitro da Federação, CBF e FIFA (o ponto máximo que um árbitro pode atingir). O árbitro profissional só pode apitar até os 45 anos, após este período, fica exclusivamente cuidando do emprego formal ou consegue uma "vaga" de comentarista de arbitragem na TV e/ou rádio, ou até mesmo integrante de comissão técnica de algum clube.

Na infância o garotinho tenta ser centroavante, mas como não tem categoria, vai só recuando. Tenta jogar no meio, de lateral, zagueiro e goleiro. Se nada disso der certo e ele for um amante do futebol, toma a difícil decisão de ser árbitro de futebol. Tomando esta atitude, ele concorda que sua mãe será sempre homenageada e que está se tornando a figura mais odiada do futebol, o "Anti-Cristo", "Lúcifer de apito na mão".

Como vida de árbitro é difícil, não podemos dar refresco. Segue aí um vídeo com os 10 maiores erros de arbitragem em Copas do Mundo.



Você teria coragem de ser árbitro (a) de futebol?
Gostaria que seu filho (a) ou algum parente seguisse tal profissão?

Deixe seu comentário.

Comentários

  1. eu já fui no campeonato interno da escola. é legal poder manipular as coisas. deixar a molecada bater no cara que vc mais odeia, por exemplo. e qualquer respiraçnao dele, falta!

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa no seu tópico está correta, mas se engana quem pense que essa profissão é pouco procurada! Hoje sou Árbitro Profissional pela FGF(Federação Goiana de Futebol) e para quem não sabe, em Goiás, para se tornar um Árbitro, precisa-se passar por um concurso de 3 etapas. Na 1ª fase do ano de 2009(que foi o ano onde eu passei) éramos quase 200, num total, e somente 48 formaram! (http://www.youtube.com/watch?v=P7IrL0LSjB4&feature=player_embedded) Um grande abraço e parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Enriqueça a discussão.

Caso deseje divulgar seu site e/ou blog, utilize a opção OpenID.

O seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas