Educar um a um é melhor que tentar educar todos.

Segundo dados divulgados pelo MEC, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aumentou no Brasil, mas ainda está longe do esperado. Acho desnecessário apresentar números neste momento, pois estes já foram amplamente apresentados pela mídia. A linha de raciocínio neste post é outra.

Como professor de pouca experiência que sou, mas com grande bagagem teórica, percebi alguns equívocos no trato da educação por parte de governos tanto no âmbito federal, estadual e municipal, ambos tratam o aluno como um todo. Se reúnem, discutem, traçam metas, objetivos e colocam em ação, propostas que contemplem o máximo de alunos e se possível bem homogêneos. Será este o caminho? Tenho plena convicção que não.

Durante a faculdade, estágio e no trabalho com as crianças, notei que cada uma tem seu problema específico, nenhuma é igual à outra. As dificuldades podem ser parecidas, mas não são. A solução pode ser o trabalho individual, tenho certeza que a criança se desenvolverá muito mais e poderá com seu crescimento ajudar os colegas à sua volta, como também contribuir com um melhor comportamento em sala de aula (um dos maiores problemas da educação brasileira).

Educadores vão logo rebater: mas vão ser necessários muitos profissionais para isso, como realizar um trabalhar com alunos de forma individual? Isso é impossível. Afirmaram os "interessados" no assunto.

Concordo plenamente que será difícil, mas da forma que está não está dando certo. O trabalho para um todo não dá resultado e em uma sala com 30 crianças, não mais que 10 saem de lá lendo, escrevendo e interpretando corretamente, nem colocarei a matemática no meio, pois aí complicará a situação ainda mais.

Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas um trabalho individualizado, com o apoio primordial dos pais (figura importantíssima deste processo), tenho certeza que frutos nascerão e uma criança conseguindo progredir será uma alavanca que puxará o máximo de educandos atrás.

Pense nisso!!!!

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